sábado, 2 de outubro de 2010

O movimento Straight Edge

Beber uma cerveja com os amigos depois de um longo dia de trabalho, fumar após um dia estressante podem ser cenas comuns no nosso cotidiano, algo normal e corriqueiro. Porém, não para os Straight Edges. O modo de vida de uma pessoa que participa do movimento Straiht Edge é associado a música Punk e Hardcore defendendo a total abstinência em relação ao álcool, tabaco ou outros tipos de drogas: o Drug Free

Tudo começou no cenário Punk dos Estados Unidos, onde jovens menores de 21 anos não podiam entrar nas casas de shows para verem suas bandas favoritas de Punk/Hardcore porque havia a venda de bebidas alcoólicas. No clube Mabuhay Gardens em São Francisco, o dono do clube deixou o jovens entrarem para verem as bandas tocar adotando a prática de mancar um X na mão de cada menor com uma caneta para mostrar ao barman que aqueles rapazes não tinham maioridade para o consumo de bebidas alcóolicas. Os bares começaram a adotar o X e este veio a ser o símbolo máximo do Straight Edge, e muitas pessoas que participam desse modo de vida tatuam na mão o famoso X.

No Brasil o movimento chegou aos poucos, sendo adotado por algumas bandas como a Energy Induct, trazendo assim alguns adeptos. Conforme surgiam bandas com o mesmo ideal, os membros começaram a organizar shows independentes, evitando bares e casas noturnas. Um dos eventos é a Verdurada, que reune pessoas ligadas ao Straight Edge e ao Vegetarianismo/veganismo.


Veja uma Reportagem falando sobre o evento Verdurada, o Straight Edge e o Vegetarianismo:



Crédito foto: blogs.citypages.com

Um comentário: