quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista

Hoje posto uma entrevista com o professor André Arruda pesquisador em sociologia sobre Tribos Urbanas

Nas Tribos: O que é tribo? Como elas se estruturam?

André Arruda: Na verdade, para falar de tribos urbanas é mais fácil definir o que tribo urbana não é: não é um conceito nem uma categoria acadêmica. Pode ser uma metáfora utilizada pelo senso comum que ajuda a ter noção de conjuntos de fenômenos e relações nas grandes metrópoles constituídos por grupos de jovens entre 13 a 30 anos de idade envolvidos em atividades e praticas cotidianas com as quais se identificam. O termo tribo é usado pelos meios de comunicação para facilitar a identificação desses grupos. Isso acaba prejudicando a compreensão do termo que pode ser visto como preconceituoso e estereotipado como violento e radical.

Nas Tribos: O homem tem a necessidade de viver em grupo. Como isso ocorre?

André Arruda: Os seres-humanos não vivem isolados. Na convivência cotidiana é natural que o homem vá buscando vínculos e níveis diferenciados de interação. Assim vai se construindo e descobrindo características de identificação. Cada indivíduo é feito por várias associações de gostos e afinidades, acontece uma bricolagem de elementos que definem o sujeito. É reconfortante saber que você pertece a um grupo, que não está sozinho no mundo.

Nas Tribos: Sobre as Torcidas Organizadas, por que existe tanta rivalidade dentro de uma mesma torcida?

André Arruda: A mesma coisa que os une, os separa, apesar de todos terem a mesma paixão por um time, por exemplo, o Palmeiras. A maneira como vão demonstrar essa paixão e como esse grupo de torcedores vai ser conduzido, vai ser diferente porque a disputa pelo poder está muito presente. O objetivo coletivo poder ser o mesmo -torcer pelo Palmeiras- porém as ambições pessoais de cada membro influenciam na postura do conjunto. Existe uma disputa para saber qual torcida é a mais legitima, a mais exclusiva. O que se busca é um status social mais elevado, a pessoa se sente mais valorizada.

Nas Tribos: Como lidar com o preconceito que as tribos sofrem?

André Arruda: Isso acontece porque ao pensar em tribos nós já temos uma imagem pré- concebida de algo ruim. A maioria das pessoas busca se comportar de maneira “normal” e se adequar as diversas situações do cotidiano. Tudo aquilo que se destaca, que se apresenta de maneira diferenciada da maioria, vai sofrer um olhar estigmatizante, de surpresa, espanto e às vezes de repulsa. Mas depende do ambiente e de como as pessoas irão identificar a atitude de determinado grupo. As pessoas acabam se acostumando com o diferente depois de um tempo de convivência.

crédito da foto: oglobo.globo.com

Um comentário:

  1. Gostei muito da entrevista com o Prof Arruda! Ele é uma pessoa super inteligente... Achei muito interessante essa discussão sobre Tribos.
    Às vezes quando utilizamos essa palavra "tribos" parece que estamos separando ou dividindo pessoas em rótulos e marcas. Como se houvesse as pessoas normais e aqueles que pertencem a alguma tribo. O que não é verdade.
    Pois essa compreensão está errada e equivocada. Achei ótima a definição do Arruda quando ele diz: "(...)Pode ser uma metáfora utilizada pelo senso comum que ajuda a ter noção de conjuntos de fenômenos e relações nas grandes metrópoles constituídos por grupos de jovens entre 13 a 30 anos de idade envolvidos em atividades e práticas cotidianas com as quais se identificam."

    Parabéns pela entrevista!! (:

    Beeijos.

    ResponderExcluir