terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os Vegetarianos e o Veganismo


Esse grupo de pessoas não consomem nenhum tipo de carne e seus derivados. Baseiam sua alimentação em vegetais com ou sem laticínios e ovos dependendo do tipo de vegetarianismo que se deseja seguir. Existem 4 tipos:

Ovolactovegetarianismo: onde só se exclui da dieta qualquer tipo de carne.

Lactovegetarianismo: Não consomem ovos e carne, porem consomem leite e seus derivados. Dieta seguida pela população indiana.

Ovovegetarianismo: Alimentação com base em vegetais e ovos. Não se consome carne nem leite e seus derivados.

Vegetarianismo estrito: Considerado o vegetarianismo “verdadeiro” onde só há o consumo de alimentos de origem vegetal. Derivados de leite e ovo são excluídos assim como qualquer outro alimento quem venha de um animal.


A origem do vegetarianismo: A idéia de respeitar os animais se origina em alguns países da Europa no séc.XIX. Pensadores da época acreditavam que era uma questão imoral o homem matar um ser de coração e cérebro tão semelhante ao nosso.

Os Vegans

Uma filosofia de vida na qual as pessoas defendem os direitos animais em qualquer tipo de circunstância. São vegetarianos estritos. Todo e qualquer tipo de produto de origem animal seja alimentício ou não, é repudiado pelo veganismo. Qualquer atitude que explore o animal é condenado por essa tribo.

O campo de atuação dos vegans não se restringe a comida, passa também pelo setor de vestuário, cosméticos e até aos animais usados em espetáculos (circo, zoológico, touradas, rodeios).

O movimento se tornou tão popular que na Inglaterra se criou o “dia mundial Vegano” comemorado em 1 de novembro desde 1994.


Para quem ficou curioso segue abaixo uma sugestão de site com algumas receitas: Cantinho Vegetariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário