quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Qual é o seu rock?

Você já parou para numerar quantos estilos diferentes de rock existem?
Não? Então é melhor parar um pouquinho, se quiser realmente saber...
Pois já vou adiantando: tem estilos pra caramba!

O que sabemos é que ao longo dos anos o rock tem admitido muitas influências de outros estilos...
Hoje vamos ver a tribo de Evandro Aparecido Wenceslau Oliveira, ou melhor dizendo, do "Cavera", pois essa é a alcunha do jovem roqueiro.
Enraizado nos Estados Unidos, nos idos da década de 1970, Punk rock é um movimento musical e cultural, que tem como filosofia o "faça-você-mesmo". Conhecido por viver da sua própria forma sem que ninguém ou nada possa impedir, o punk é composto por músicas simples, rápidas e agressivas, o estilo aborda ideias ligadas aos problemas sociais e políticos, guerra, violência. Além de relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano.

Meu estilo Punk Rock
Evandro, o Cavera
Ele tem 19 anos, e desde os 12 adere ao estilo Punk rock, que tem as roupas pretas como marca. Sempre com jaquetas de couro e vários acessórios nas vestimentas, "Cavera " expressa seu estilo música e vida.
E não para por aí... Ainda com 6 piercings e 7 tatoos e cabelo à la moicano, o jovem afirma sua paixão pelo punk e se considera um típico amante do rock.
Munido com seu inseparável violão, quando não está com um skate nos pés, é nas horas vagas, que junto com os amigos, ele compõe e troca ideia com os "manos". Para ele, os pertencentes a essa tribo não podem ter medo e devem sempre ser movidos pelo instinto de novas aventuras."Somos conhecidos por viver fazendo loucuras", afirma.
Em virtude do amor à música, ele revela sua identificação pela poluição sonora. Há 3 meses montou a banda Riff's Cortantes (veja as fotos aqui) , inspirada em grupos do gênero nacional, como Raimundos, Garotos Podres e até nos Mamonas. No ORKUT do roqueiro você encontra fotos e vídeos de sua autoria.

No YouTube, vídeo à la punk rock hardcore: Devotos em "Punk rock hard core é no Alto do Zé do Pinho" no Estúdio Showlivre.


Veja outros estilos e seus represententes:

Rockabilly (Crazy Legs)
Rock progressivo (Pink Floyd)
Psicodelismo (The Doors)
Blues Rock (Jimi Hendrix)
Hard Rock (AC/DC)
Punk rock (Ramones)
Heavy Metal (Black Sabbath)
Thrash Metal (Slayer)
Death Metal (Possessed)
Black Metal (Venom)
Gothic Metal (Lacrimosa)
Doom Metal (Candlemass)
Gothic Rock (Evanescence)
New Metal (Korn)
Hardcore (Ratos de Porão)
Grindcore(Napalm Death),
EMO core (Simple Plan)
Power Metal (Exciter),
Heavy tradicional (Iron Maiden),
Prog metal (Dream Theater)
Country rock (Creedence),
Rock alternativo (Foo Fighters),
Grunge (Nirvana),
Metal melódico (Stratovarius),

Alguns bandas preferem não aderir a nenhuma rotulação específica, definem-se apenas como "Rock and roll":

Pop rock (Oasis)
Pop punk (Blink182)
Thrash/core (Questions)
Speed Metal (Nuclear Assault)
Mosh (Anthrax)
Viking Metal (Enslaved)
Folk metal (Tuatha de Danan)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não precisei nem ler ali embaixo "Postado por Vagner de Alencar". Tá a sua cara mesmo esse texto! Acho que ando visitando muito o Vida em Crônicas =P
    Bom... mas como sempre adorei o texto! Muito bom mesmo!!
    E amei a foto que você colocou do entrevistado!! HAHAHAHA

    Pode não parecer, mas eu sou suspeita pra comentar nesse post! Eu AMO ROCK!
    Rock é um estilo de música que transformou-se muito ao longo dos anos, mas desde os seus primórdios tem o "objetivo" de ser mais do que um rebelde sem causa. Aquelas bandas que se consagraram acreditavam na sua música e a produziam com qualidade. Tempos esse que não tive a oportunidade de viver e só quem estava lá pode contar. Já pensou estar no meio daquele insano Festival de Woodstock? Por mais bizarro que pudesse ter sido, no sentido mais profundo da palavra! As pessoas que subiram naquele palco estão no Ipod, no Mp3, na playlist do pc de jovens do século XXI, um tempo que para aquelas pessoas parecia que jamais iria chegar. O rock faz parte de uma construção histórica, de uma cultura. Quanto tempo demoraria para mudar o ensino rigoroso das escolas inglesas sem o Another Brick in the Wall do Pink Floyd? Todos os estilos musicais tem sua história, tem a sua construção e devem ser respeitados e admirados, mas como dizem na Kiss FM: Depois de um rock sempre vem outro rock!

    ResponderExcluir
  3. Vagner,

    Curto muito os textos que você elabora.
    Meus Parábens!!!

    Adorei a tribo que você escolheu, e pra falar a verdade sou bem cúmplice do entrevistado (meu namorado), pois convivo com ele diariamente, e afirmo que o mesmo é realmente o amante do Rock. Com roupas pretas, piercings, tatuagens e com esse apelido que chama muita atenção, afirmo que o jeito Punk de ser me contagiou.

    Na verdade, acho que todos tem seu lado Punk. Muitos pensam que o rock, vem da rebeldia e bla bla bla, mas busco nas músicas, estilo e jeito de agir, demonstrar o meu verdadeiro jeito de ser, sem medo do que os outros vão pensar e falar. E sem falar que o som é super Irado!!!

    "faça-você-mesmo". Conhecido por viver da sua própria forma sem que ninguém ou nada possa impedir.

    O melhor da vida, é viver!
    Muitas pessoas não libertam o que realmente existe dentro de si. Se escondem, e vivem a vida dos outros.

    Punk Rock!
    Wadila Alencar.

    ResponderExcluir
  4. own, curti de mais a estrevista com o cavera '
    muito loko \o/

    ResponderExcluir
  5. Curti Muito todos esses textos, é bom saber que existe um lugar onde nós podemos perceber que as pessoas não tem um certo tipo de preconceito um lugar que mostra que todo mundo é gente e merece ser tratado como tal!

    Gostei muitoo

    " - uma tabua dois eixos e quatro rodinhas, pra vc nada. Pra mim, uma vida! Skate Punk- "

    ResponderExcluir