sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem são os Skinheads?


Se formos traduzir ao pé da letra, eles são considerados os “cabeça-pelada”, mas muitos skinheads não seguem esse estereótipo e comportam-se de um estilo diferente do que a mídia apresenta.
Os skinheads surgiram no Reino Unido, nos idos dos anos 60. Formado por brancos e negros, o estilo, considerado uma subcultura juvenil, é marcado por seu aspecto musical, como também pelo estético e comportamental.
Na década de 1960, a cultura ganhou repercussão por promover confrontos em estádios de futebol. Essas manifestações eram contra torcidas rivais, denominadas como hooliganismo, além de apatia aos paquistaneses e asiáticos, os skins desse período eram contra os grupos neonazistas e não admitiam racismo contra negros, pois muitos deles eram descendentes africanos.
No final da década de 1970, surgiu a “segunda geração” de skinheads. Esse movimento adquiriu influências do punk ao “espírito de 69”. Mas foi nos anos 80 que a cultura skinhead sofreu grandes mudanças, sendo fragmentada em outros submovimentos. Nesse período, através da infiltração da política dentro da cultura skin, integrantes do movimento passaram a promover o racismo contra negros, a xenofobia, a homofobia e a cultivar as ideologias neonazistas.
Atualmente, há skinheads dos mais variados estilos. Muitos curtem a vida sem manifestar preconceito, enquanto outros demonstram depúdio àqueles que diferem de alguma forma.
Nos dias de hoje, é comum os meios de comunicação e muitas pessoas associarem a palavra skinhead às agressões fascistas e grupos neonazistas, mas vale ressaltar que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre à margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão skinhead ou ao ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo como a mídia faz, primeiramente devemos saber se aquele skin pertence à cultura originária na década de 60 ou aos grupos nascidos na fragmentação do movimento na década de 80.

NA MÍDIA:

imagem google
Vocês se recordam de Paula Oliveira, a brasileira que morava na Suíça e supostamente havia perdido os bebês gêmeos por feridas com estilete em seu corpo? A advogada admitiu ter forjado uma suposta agressão por skinheads.


Releia o caso (clique aqui)




Outros casos:
Jovem punk é arrastado de carro por skinheads em SP
(Fonte: O Globo, 15/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário