quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma Guria Paulistana


Uma jovem de 21 anos que muda de cidade e passa a conviver com outra tribo em um dos momentos mais decisivos de sua vida.
Seu nome é Thaís Saccomano, paulistana nata apaixonada pelo agito da cidade, de temperamento tranqüilo e boa gente, topa qualquer programa desde que tenha sempre amigos por perto.
Em 2008 chegou a hora de escolher uma carreira, como qualquer um de sua idade a pressão de passar em uma boa faculdade era grande. Mas não era só isso que perturbava a cabeça de Thaís, logo veio a noticia de que teria de se mudar para Porto Alegre – RS por conta do trabalho do pai: “Eu recebi a notícia com tranquilidade, mas o pior momento foi no dia de ir embora, onde caiu a ficha e foi muito tenso me despedir da família, amigos próximos que eu convivi 18 anos da minha vida”- comenta.
A partir daí ela percebeu que grandes surpresas estavam para acontecer, nova cidade, novas pessoas novos costumes aos quais teria que se adaptar.
O encontro com sua nova “tribo” foi impactante e difícil, “Minha maior vontade era voltar pra São Paulo, pois não me identificava com nada.” Todos nós sabemos que é difícil se enturmar quando estamos avançando as fases da vida, da escola onde você passou 11 ou 12 anos, para a faculdade e nem precisa mudar de cidade para isso! Imagine de estado então...
As diferenças apareceram logo, o sotaque e expressões usadas, os costumes e rotina do lugar foram uma barreira que Thaís se adaptou com naturalidade após um começo conturbado, “O clima aqui é diferente, as pessoas com sotaque, mas me receberam bem aqui, o agito da cidade é outro.” E ainda completa: “O gaucho tem o costume de tomar chimarrão, um bom churrasco de domingo enquanto o paulistano adora pedir uma pizza, as expressões, tri legal, tu, ti, capaz? , a primeira vez que me falaram “capaz?”, eu fiquei uns 2 minutos sem entender.” E acrescenta: “Acabei me divertindo com isso, é legal ser diferente, nunca tinha passado por isso antes.”
Hoje já com 2 anos e três meses morando no sul já encara bem as mudanças e até brinca com elas: “As pessoas nem percebem mais que eu não sou daqui, agora quando eu vou pra São Paulo, que tiram uma com a minha cara porque estou falando muito misturado.”
Cursando a faculdade de direito e já tendo passado pela experiência do primeiro estágio, Thaís fala de sua rotina de gaucha: “O primeiro estagio é inesquecível e vou a shoppings nas horas vagas, as pessoas daqui adoram ir ao parque tomar um chimarrão, mas eu ainda não me acostumei com esse tal de chimarrão.” Já se sente membro dessa grande família do Rio Grande do Sul.
A saudade de casa, família e dos amigos aperta às vezes, e a mudança não mudou a relação com os amigos paulistanos, pelo contrario só fortaleceu os laços sendo sempre motivo de encontro quando Thaís vem a São Paulo, e as amizades feitas serão levadas para a vida toda, para ela só trouxe aprendizado positivo: “Ganhei experiência de vida, posso conviver com qualquer pessoa de qualquer região do Brasil e espero no futuro conseguir ter outra oportunidade, mas internacional.”
Thaís se diz tão adaptada ao novo ritmo de vida que hoje não se vê morando em São Paulo, mas certeza que ela voltará é inabalável, afinal a sua verdadeira tribo é a paulistana.
Essa história então, nos faz perceber que mesmo quando não temos muita certeza do que vai acontecer, as diferenças e mudanças aparecem muitas vezes nos surpreendendo com um mundo inteiro de coisas novas e prontas para serem reveladas, basta você estar pronto para elas.
A foto da RZ Turismo se refere a Praça da Matriz um dos pontos turísticos da cidade.
Aqui fica uma sugestão para quem quer saber mais sobre Porto Alegre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário