sábado, 6 de novembro de 2010

São coisas que eu amo...

Mamma Mia, Cats, Os miseráveis... não precisa conhecer muito sobre teatro para saber de que gênero estamos falando. Sucesso no exterior, nos últimos anos os musicais tem ganhado “versões brasileiras” dignas de aplausos: são produções milionárias, com músicas traduzidas para o português e atores-cantores que não devem em nada para seus concorrentes internacionais. Toda essa magia reflete nos inúmeros fãs que não perdem a chance de conferir as peças.
Caio Lopes é um desses. Aos 17 anos, ele é fã de musicais desde 2006 quando teve a oportunidade de assistir o DVD de O Fantasma da Ópera: “Eu vi e gostei, então no meu aniversário de 13 anos minha tia me levou ao Teatro Abril pra assistir a peça. Achei o máximo, era um espetáculo e tanto e tudo ao vivo, na minha frente!”, comenta. Depois desse “amor a primeira vista” Caio passou a pesquisar sobre o assunto e tenta, na medida do possível, não perder um musical.
Sobre qual a melhor produção que já passou pelo Brasil, o fã parece perdido em escolher apenas uma: “Todas as que eu fui, eu gostei muito. É meio brega dizer, mas tenho um carinho diferente por cada uma”. A indecisão não é para menos, já que os musicais estão cada vez maiores e mais constantes. Só nesse ano foi possível conferir O Rei e Eu, O Despertar da Primavera, Gipsy, O Médico e o Monstro, Cats, Hairspray, entre outros e, com estreias para o final do ano, os clássicos Hair e Mamma Mia. Todos são nomes que carregam orçamentos altíssimos e equipes imensas para reproduzir o que é feito lá fora com o jeito brasileiro.
E os fãs, sempre em busca de novidades, aliam-se para saber as notícias e demonstrar o carinho que tem por essas peças. Caio fez amizades através da rede social Orkut, na comunidade em homenagem a cantriz (cantora+atriz) Kiara Sasso: “Quando A Noviça Rebelde (peça na qual Kiara era protagonista) estava para encerrar a temporada, nós da comunidade combinamos uma homenagem a ela, tudo via internet. No grande dia eu acabei conhecendo todo mundo e mantemos contatos. É bem legal a relação, pois há troca de informações de bastidores que ficamos sabendo ou às vezes alguém tem ingresso sobrando e chama outra pessoa da comunidade”. (Na foto, Caio com a cantriz Kiara Sasso e a amiga Annelise que conheceu pela internet)
As movimentações dessa “tribo” levam a mudanças nas próprias produções, como ocorreu, em maio, com o musical O Despertar da Primavera. A peça teve sua temporada paulistana cancelada por causa da falta de patrocinadores e os fãs indignados se reuniram através das redes sociais e começaram a enviar e-mails, utilizar hashtags no twitter (#voltadespertar), até realizar flash-mobs e mostrar seu interesse pelo retorno. A iniciativa deu certo e O Despertar voltou para São Paulo para mais algumas apresentações.
Pessoas que se juntam para debater sobre aquilo que gostam, essa é a essência de uma tribo e é isso que os fãs de musicais fazem. Podem não se vestir de maneira específica, ou usar o mesmo penteado, mas compartilham do amor pelos espetáculos e da vontade de, por alguns minutos, divertir-se no palco ao som de suas músicas favoritas, e Caio completa: “Eu torço para que algum dia aconteça de eu participar de uma produção dessas”.

Para saber sobre as novidades, vale a pena visitar o site Musicais Brasil e o blog 9 People's Favorite Thing, atualizado por dois fãs do estilo teatral.
Sobre as produções é bom ficar de olho nos blogs dos atores/atrizes como, por exemplo, Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos, ou dos diretores Charles Möeller e Claudio Botelho.

(O título dessa postagem veio da música Coisas que eu amo, da versão brasileira de A Noviça Rebelde. Video aqui.)

Um comentário: