quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma paixão sem limites


Torcedores enfrentam longas viagens para acompanhar seus times e demonstrar amor e dedicação incondicionais pelos seus clubes de futebol

Anteriormente, foi feito uma narrativa contando como é um dia de jogo para uma torcida organizada . O blog Nas Tribos apresenta 4 perfis de integrantes de diferentes torcidas, para entender melhor esse universo da paixão pelo futebol.



Felipe Duarte - Torcida: Força Jovem do Vasco
(Clube de Regatas Vasco da Gama)

Felipe mora em Volta Redonda-RJ, tem apenas 17 anos e desde 2007 participa de torcida. "Nesses 4 anos aprendi o suficiente para ser um Força Jovem de verdade." O amor pelo Vasco e a admiração pela torcida, o fez escolher participar dessa organizada. Neste ano, Felipe fez a sua primeira viagem para acompanhar seu time fora do Rio de Janeiro. Ele enfrentou 6 horas de viagem de ônibus para acompanhar Palmeiras e Vasco no Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo: "A primeira caravana a gente nunca esquece, foi muito responsa!"

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Fernando Laudilino dos Santos - Torcida: Gaviões da Fiel
(Sport Club Corinthians Paulista)


Por incentivo de amigos, Fernando, 19 anos, resolveu entrar para os Gaviões da Fiel. Ele mora no municipio de Carapicuiba, Zona Oeste de São Paulo e já foi para vários lugares ver o Corinthians jogar. "Já fui para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba, Santa Catarina, Goiania, Rio Grande do Sul. Para caravanas no interior de São Paulo como Ribeirão Preto, Araraquara, Presidente Prudente, Barueri, Santos." Mas para ele o jogo e a viagem que mais marcou foi o título brasileiro em 2005 contra o Goiás, em Goiania. Fernando já passou por várias situações de perigo estando em torcida "Quem está em uma torcida organizada tem que estar disposto a tudo" porém, para ele vale muito a pena: "Estar na arquibancada com a família Gaviões, cantando e vibrando com o coração, incentivando o Coringão a ganhar mais uma partida!"

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Jair Augusto - Torcida: Torcida Uniformizada do Palmeiras
(Sociedade Esportiva Palmeiras)

Jair, 22 anos, mora em Cuiabá-MT, longe da casa do seu time de coração: o Palmeiras. Mas, apesar da distância ele faz parte de uma torcida organizada desde 2002: "Entrei pra Torcida pelo meu time. Acredito que somos a voz do 'povão' em geral na arquibancada, além de sempre estarmos presente em todos os lugares." Jair escolheu participar da T.U.P pois se identificou com a ideologia: "Ela em primeiro lugar ama o Palmeiras e depois outras coisas. Algumas torcidas amam em primeiro lugar a 'organizada' para depois amar o clube." Para ele a melhor coisa que existe dentro de uma torcida são as amizades e o respeito, não importando a classe social ou cor.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Rodrigo Hubert - Torcida: Leões da Fabulosa
(Associação Portuguesa de Desportos)

Há quase 10 anos na Torcida, Rodrigo, 27 anos, atualmente é diretor de bateria e das faixas e bandeiras da Leões da Fabulosa. Ele logo se identificou com o clube e com a torcida, por morar perto do seu time do coração. Rodrigo já viajou várias vezes para torcer pela Portuguesa: "Já fui para Curitiba, Rio, Minas, Manaus, Belém, Florianópolis e várias outras cidades. Geralmente a viagem é cansativa porque muitas delas demoram cerca de 6 a 18 horas, como em Anapólis em Manaus que foram 8 horas de avião e mais 4 de balsa" Para ele vale todo o esforço: "O que me motiva é a história da torcida que sempre se fez presente nos estádios e também a paixão pelo time."
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Não são só os homens que participam de uma torcida e amam seus clubes de futebol. Apesar de ser um esporte predominantemente masculino, as mulheres também viajam para ver uma partida, participam ativamente de torcida e amam seus times. Cada vez mais a participação feminina é tão expressiva dentro da torcida que são criados núcleos, faixas e bandeiras para elas:




Nucléo feminino da torcida Inferno Coral
(Santa Cruz)



Comando Feminino da torcida Império Alviverde
(Coritiba)




Slogan criado para a torcida feminina da Jovem Fanautico
(Naútico)


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja também: Este site fala de todas as torcidas organizadas do Brasil, com várias fotos, entrevistas e informações como o Estatuto do torcedor.

4 comentários:

  1. Muito bom texto! Colocar os personagens para comentar e revelar suas experiências, paixões e seus limites, é a melhor síntese de um texto como este. Só faltou pontuar vc própria, oras, pois sabemos que és uma palmeirense amante e convicta, que ama seu time (nosso, pois também sou "verdão")em todas as circunstâncias. Show de bola!!! (o trocadilho caiu bem, rs)

    ResponderExcluir
  2. A Dani ta virando especialista em Torcida Organizada! Niguém segura essa menina! até eu que não torço p nenhum time fui conquistada!
    ps: isso não quer dizer que eu vá virar palmeirense, que fique claro! ahahaha

    ResponderExcluir
  3. inferno coral a maior do norte e nordeste

    ResponderExcluir