terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tribo ou profissão?

Pode um hobby se transformar em profissão? Temos lido aqui no blog que as tribos são formadas por pessoas que tenham gostos em comum; citando o professor André Arruda: "tribo urbana não é um conceito nem uma categoria acadêmica", mas o que fazer quando o gosto resolve interagir com o ambiente profissional?
Desde 2007 eu participo de uma tribo, ou melhor, uma Orquestra. A Filarmônica Educacional SoArte possui o diferencial de ser um conjunto não somente formado por músicos profissionais, mas também amadores, envolvendo crianças e idosos, não importando a classe social. Ou seja, a entrada é livre para qualquer um que saiba tocar um instrumento, queira conviver mais com a música e saiba manter compromissos para vários finais de semana.
No meio dos instrumentos se encontram distintas profissões, desde o professor até o arquiteto, mas nos sábados de manhã o objetivo desses mais de 80 componentes é um só: fazer música. Na mistura de idades, histórias e conhecimentos, a dificuldade está em conciliar todos esses talentos, aparentemente escondidos durante a semana, mas que vêm à tona quando estão à frente de uma partitura e de um regente.A música, muitas vezes, começa como um simples divertimento, mas essa "distração" pode crescer. Entre os instrumentistas da Orquestra SoArte, também se encontram aqueles que almejaram mais e hoje já são músicos profissionais. Para alguns essa arte pode ainda ser vista como puro entretenimento, mas a cada dia esse mercado tem crescido e há espaço para aqueles que se dedicam e estudam muito, já que a concorrência é grande. Aqui no blog as tribos são levadas a sério e o mero "gostar" pode se tornar uma formação acadêmica. No SoArte você encontra tanto aqueles que veem a orquestra como um compromisso do fim de semana (a ser levado a sério, mas não no patamar de uma profissão) como aqueles que sustentam suas vidas tocando um instrumento. Não importa se temos outras ambições, ou se nosso sonho é ser o novo talento da música; o que importa é que quando nos reunimos, nós fazemos uma das coisas que mais gostamos e mostramos o nosso talento, seja em uma tribo ou em uma profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário