terça-feira, 16 de novembro de 2010

Clube da Jardinagem



Tudo começou com um curso de jardinagem da prefeitura de São Paulo que somada à idéia de um professor deu origem ao clube, hoje com mais de 200 pessoas

Quem me conta essa historia é a integrante do clube há 20 anos Heloisa Leme que durante a conversa narra como começou o grupo. “A idéia era de reunir as pessoas que já haviam feito esse curso para a troca de informações e idéias sobre jardinagem.”Na época em que se iniciou o grupo, há 33 anos atrás, as mulheres dispunham de mais tempo para outras atividades, a sociedade tinha um sistema diferente, hoje as mulheres trabalham e então não conseguem se comprometer outras coisas.” Lembra ela
O grupo já teve por volta de 400 pessoas, hoje com “apenas” 290 exige uma grande infra estrutura e organização, cada grupo tem uma chefe e uma responsável pelos contatos, existe uma agenda chama de caderninho verde que constantemente é atualizado e aprimorado devido a mudanças de endereços e a adesão de novos membros.
A tribo da jardinagem se reúne sempre as 4 feiras com cada uma divida em reuniões da diretoria e outra a reuniões dos grupos que levam sempre o nome de uma planta, Heloisa faz parte do grupo das Angélicas.. “Nesses encontros são discutidos diversos assuntos como exposições, palestra sempre com o foco de jardinagem e meio ambiente.” Existe também o planejamento a exposição anual.
“Nessa exposição cada um leva o que tem de melhor, o que tem prazer em cultivar, é a festa máxima do clube.”Comenta a orgulhosa dona de lindas orquídeas que sempre são expostas.” A mostra é dividida por categoria das plantas como, por exemplo, as cactáceas as orquídeas entre outras.” Completa ela.
O clube é aberto a qualquer a qualquer pessoa de qualquer idade e tem como objetivo gerar conhecimento sobre o assunto e assim une prazer a colaboração com o foco de ensinar sobre a natureza e sua grande diversidade.
Mas não é só a exposições e palestras que a tribo se dedica existem também as viagens feitas tanto pelo Brasil como pelo o exterior que só acrescentam a essa turma. São duas saídas por ano, uma mais rápida, e uma maior. As viagens destacadas por Heloísa são Campos do Jordão, no ano passado e esse ano, uma ida de navio até Amsterdã na Holanda com parada nos portos brasileiros e europeus para visitar a exposição de tulipas no parque de Keukenhof. “Essa exposição é qualquer coisa de fantastica,é a coisa mais linda que eu já vi na minha vida.” Recorda ela com um sorriso de encantamento no rosto.
Sobre a viagem para Campos ela conta que o grupo visitou o sitio de um senhor que seguindo todas as normas ecologicamente corretas mantém o sitio aberto ao publico para visitação e conhecer o lugar e aprender as técnicas de cultivo. “Nós tivemos a oportunidade de estar com o dono e uma grande asistencia da organização do grupo para conhecermos mais e acrescentar informação sobre o assunto.” Narra Heloisa.
A experiência de fazer parte de um grupo como esse vai muito alem da jardinagem os membros do grupo estão muito ligados uns aos outros tanto nas alegrias como nos momentos de dificuldade. “O meu grupo, as Angélicas, é um grupo homogêneo e solidário, eu fiz grandes amizades lá as outras pessoas nos admiram pela nossa união com mais de 10 anos.” Conta.
Esse clube incentiva a cada um ter o seu cantinho de jardinagem em casa e isso é um mais um motivo de satisfação para Heloisa, “Eu não tinha nada na minha fazenda, mas hoje ela está com um jardim florido e isso com certeza tem influencia do que eu aprendi, inclusive está todo catalogado.”
A maior lição como tribo que se pode tirar dessa história é o estreitamento de relações e o convívio das pessoas em um grande grupo que alem de se preocupar com a natureza, tão necessitada de cuidados nos dias de hoje, atua em varias áreas compartilhando conhecimento e ótimas lembranças por onde passam que marcam suas vidas.


crédito da foto: Ada van Deursen

Nenhum comentário:

Postar um comentário