sábado, 16 de outubro de 2010

Você já assistiu?

Anime é originário da cultura japonesa. Engana-se quem acredita que ele é mera distração para crianças. Os "otakus” e a “otame” que fazem parte dessa matéria nos ajudam a compreender esse universo paralelo de linhas e sonhos.

Eles são estudantes. Suas idades variam entre 14 e 17 anos. Não se reúnem para jogar ou falar de futebol. Suas falas dizem em certos momentos muito mais da cultura oriental, do que dos nossos próprios trópicos. Apresento-lhes: Alan, Ricardo, Junior e Bruno. Também, apresento-lhes: Naruto.
Esse último nome não faz parte dessa tribo. Não fisicamente, como um ser que se alimenta, mas alimenta a mente desses jovens com histórias de heroísmo que, por sua vez, alimentam o imaginário de toda a Humanidade. Ele é a razão para que eles se reúnam todas as semanas, tornando-os, assim, uma tribo, pois compartilham não só ideias como também, uma variedade de objetos desse anime que os apresentarei nas próximas linhas. Por favor! Fiquem atentos a tela do monitor para não perderem nada.

Com vocês: Naruto.

Naruto (criação de Mmasahi Kishimoto), é um anime estilo shonen (voltado mais para o sexo masculino), que conta história de um garoto que sonha em ser o guerreiro mais forte da sua vila, o qual se denomina hokage. O mundo desse anime é composto por cinco nações. Aliás, você sabe qual a diferença de Anime e Manga? Verifique no final da matéria, no item saiba mais*

Cada nação ou país tem uma vila e nelas existem um guerreiro que é considerado mais forte. O esquema abaixo ajudará na compreensão.
Nação Vila Líder
Água Névoa
Mizukage
Fogo Folha Hokage
Vento Areia Kazekage
Terra Pedra Tsuchikage
Trovão Nuvem
Raikage

Essas são as cinco maiores nações ninjas, mas existem outras menores. Portanto, esse é um anime que fala sobre ninjas, cujos vilões da história pretendem destruir a vila que mora o personagem de Naruto.
Alan que, gentilmente, me cedeu a entrevista revela o porque acompanha esse anime: “Há muito tempo eu acompanho Naruto, acho a história legal e tem uma trama envolvente, sobretudo, gosto da personalidade do protagonista, a sua maneira de nunca desistir e sempre acreditar em si mesmo e correr atrás dos seus sonhos”. Você pode até não acompanhar ou detestar qualquer tipo de anime, mas é inegável que nos motivamos seja com um personagem de um livro, uma série de TV, por seres reais ou virtuais que nos demonstrem coragem e sabedoria. Os vilões podem até nos encantar em certos momentos, contudo, torcemos para que no fim o bem sempre triunfe.

A entrevista não termina aqui e vocês poderão acompanhar o desenrolar dela ainda essa semana, acessando esse blog. No próximo capítulo conhecerá o que é um “otake” e uma “otame”. Até lá pessoal!

*Saiba mais: Manga é como o nosso gibi, mas ele é lido de trás para frente. Já o Anime se assemelha com um desenho animado. Tanto um como o outro, tem origem, muitas vezes, baseadas em mitos japoneses. Atualmente, o manga Naruto está em seu capítulo 511 e é semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário