quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tribos em séries: bullying

Quando surge algo novo e diferente o ser humano tende a rejeitar essas mudanças, como bem foi explicado na entrevista com o professor André Arruda. O problema é quando a rejeição vem acompanhada de agressão. Uma prática que, infelizmente, é muitas vezes comum e praticada principalmente nas escolas é o bullying.

Bully é o termo em inglês para brigão e o verbo significa ameaçar, amedrontar, intimidar. Segundo informações da revista Nova Escola, “bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas”. Na era da informática em que vivemos tem se falado também do cyberbullying, a versão digital desta prática. O bullying nasce muitas vezes por causa dos desentendimentos entre diferentes tribos e na escola surge nas brigas entre as famosas "panelinhas" (divisões de uma mesma classe em grupos que tenham gostos em comum).

Um filme que trata da questão é Bang, bang, você morreu. O longa foi produzido em 2002 e retrata a vida do estudante Trevor Adams retornando para a escola após quase explodir (literalmente) o time de futebol. O garoto não praticou o ato, mas a intenção já rendeu grandes mudanças na segurança escolar. Trevor passa a frequentar o grupo de teatro coordenado pelo professor Duncan, que o incentiva a fazer a peça (que dá nome ao filme) e a continuar vivendo, já que o rapaz tenta diversas vezes cometer suicídio. Apesar da produção do filme ser bem simples, o roteiro estimula as discussões sobre bullying e mostra cenários da escola com as tribos bem distinguidas e não se relacionando, mas querendo destruir umas as outras e praticando atos de rejeição nos “mais fracos” da hierarquia escolar. (Mais sobre o filme aqui e artigo do site Canal de Imprensa aqui)


Por outro lado, temos uma das mais populares séries de comédia da televisão americana: Glee. Os episódios mostram o cotidiano do clube de coral de uma escola, aonde os membros do Glee Club são os mais baixos na cadeia alimentar escolar, sendo ignorados por todos e levando raspadinhas de suco de uva na cara quando menos esperam. As coisas começam a mudar quando novos membros passam a participar do coral: líderes de torcida, jogadores do time de futebol; todos precisam aprender a conviver uns com os outros, losers e populares, caso queiram cantar juntos. As ameaças externas continuam, mas a série mostra que é possível superar os preconceitos entre tribos caso exista uma amizade, ou ao menos respeito, entre os diferentes grupos. (Mais sobre a série no site Glee Brasil)

O bullying pode parecer briga de criança ou uma prática inocente e rara, mas é uma atitude bastante comum: uma pesquisa feita pela ONG Plan Brasil revelou que 28% dos alunos já sofreram maus tratos na escola. O bullying é uma atitude que pode causar danos para a vida inteira de uma pessoa e, ao mesmo tempo, é uma prática que poderia ser facilmente evitada desde que diferentes tribos conseguissem conviver com respeito umas com as outras.

Um comentário:

  1. Adorei o post! O assunto é super atual e deve ser discutido e abordado por nós jovens, que de um modo geral somos os principais personagens e vítimas dessa prática abominável do bullying.
    Como sempre os textos desse blog são muito bem escritos e agradáveis de se ler!! Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir